sexta-feira, 7 de agosto de 2009

V EGHON


Começou nesta quinta, 06, em Natal, o V Encontro de Grupos Homossexuais do Nordeste (Eghon), que terá a participação de grupos LGBT organizados dos nove estados da região nordeste brasileira. O evento será no Hotel Praia Mar e termina no domingo, 09 .
Com secretaria geral da Associação Brasileira de Gays (Abragay), o Eghon é organizado pelo Fórum LGBT Potiguar, Grupo Afirmação Homossexual Potiguar, Associação Potiguar Pela Livre Orientação Sexual, Grupo de Articulação Lésbica do RN, Associação das Travestis do RN, além de movimentos sociais de combate à homofobia, totalizando nove organizações.

O evento é realizado a cada dois anos. O último foi em Maceió em 2007, quando participaram 90 grupos organizados. Nesta edição, pretende-se reunir 175 militantes e mais de 120 entidades LGBT.
Fortalecimento – Com a proposta de fortalecer o movimento LGBT no Nordeste, que é a região que apresenta o maior número de casos homofóbicos do Brasil, o Eghon trabalha para maior visibilidade e políticas públicas para esse público. Com debates, mesas-redondas, grupos de trabalhos, o Eghon vai elaborar um documento chamado Carta de Natal com moções, encaminhamentos e recomendações destinadas à ação do movimento e à ação de controle social nos espaços de execução das políticas públicas.
A carta proposta será sistematizada e aprovada na sessão da Plenária Final. O evento tem apoio do Departamento Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde, Coordenação Estadual de DST/AIDS – Governo do Rio Grande do Norte e do Programa Municipal de DST/AIDS – Secretaria Municipal de Saúde de Natal e Prefeitura Municipal da cidade de Natal.
_____________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário