quarta-feira, 29 de julho de 2009

Parada do Recife será pela primeira vez na área vip de Boa Viagem


O trecho da avenida beira mar da praia de Boa Viagem que vai do antigo hotel Savarone até o segundo jardim será o novo palco da Parada da Diversidade do Recife que acontece no dia 20 de setembro.
Pela primeira vez, a prefeitura autorizou a realização do evento no local, o trecho mais badalado da orla da cidade. A autorização foi dada pelo prefeito João da Costa através da Secretária de Direitos Humanos, Amparo Araújo que se reuniu com representantes de cinco entidades de defesa dos direitos dos homossexuais e integrantes do Fórum LGBT de Pernambuco.
A Parada começou na avenida Conde da Boa Vista, bairro do mesmo nome, na área central do Recife, e, há dois anos, passou a acontecer na avenida beira mar, mas no trecho final, na divisa com o município de Jaboatão.
Ano passado, o evento reúniu cerca de 45 mil pessoas. "Uma das coisas que o movimento sempre discutia era que a saída (da Parada) do Savarone tem um significado, já que é um ponto de encontro de gays e lésbicas. O evento terá mais visibilidade" ressalta o vice-presidente da ONG Leões do Norte, Luciano Freitas.
O trecho liberado para a Parada Gay é o mesmo utilizado para outros eventos como o Bloco O Camburão, da Poícia Militar. "A gente já vê o retorno com vários empresários interessados em participar. Com certeza vai aumentar a visibilidade do evento" explica o coordenador da ONG Papai, Thiago Rocha.
A empresária Maria do Céu, da Metrópole, sabe bem a importância do novo local para a Parada do Recife. "Era um local desejado, desde que o evento deixou a avenida Conde da Boa Vista (no centro do Recife). A prefeitura nunca dava uma justificativa sobre a não realização nesse trecho da orla, agora, na administração de João da Costa, o espaço foi conquistado" comemorou Maria do Céu. Ela ressaltou ainda que nunca conseguiu entender o porquê do evento não acontecer no local. Nunca entendi porque era liberado para outros eventos e não para a Parada" ressaltou a empresária.
Os preparativos do evento começam esta semana e, este ano, a organização vai contar com um apoio de peso. É a mobilização do Convention Bureau Recife por meio do projeto Friendly - Pernambuco simpatiza com Você que envolve hotéis e restaurantes aptos a receber o público LGBT. O projeto Friendly inclui ainda o Governo do Estado, através da Empetur, e a Associação Brasileira da Indústria de Hótéis em Pernambuco, a ABIH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário